Como organizar jóias e bijuterias

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Quando se trata de acessórios, nada melhor do que ter tudo a mão para localizar rapidamente a peça que se tem em mente e até para ter aquele insight quando for montar o look do dia. Pra isso, é preciso seguir algumas regras de organização, seja na penteadeira, nas gavetas da cômoda ou mesmo no porta-jóias.

Antes de mais nada, defina onde os acessórios serão guardados. As mais clássicas e tradicionais vão preferir gaveteiros ou cômodas com divisórias feitas sob medida. Já as moderninhas podem escolher cabides para parede ou expositores como os usados nas lojas de bijuterias. Seja qual for a escolha, temos dicas infalíveis!

Colares

Pendurados ou organizados em gavetas, os cordões e colares devem ser separados por estilo, tamanho, cor (prateado, dourado, verde) e material (couro, vidro, pedras, tecido, metal). Se for guardá-los em gavetas, arrume-os de forma que não enrolem. A dica é esticá-los e manter um espaço entre eles.

Uma novidade que pode ser usada para pendurar os colares são os cabides de madeira decorados. Para isso, basta instalar ganchinhos e usar a imaginação. Os com cara de antiguinhos ficam ainda melhores e se você tiver habilidade dá até para colocar uma varetinha para os anéis. Que tal?

Oficina Upcycle

Pulseiras

Penduradas em suportes, na parede, como os colares, ou organizadas em gavetas, as pulseiras seguem a mesma lógica de organização. Nas cômodas, você pode usar aqueles separadores de peças íntimas para criar nichos para braceletes e pulseiras maiores.

Outras duas opções que reaproveitam peças domésticas, que vão agradar em cheio as criativas, são os suportes metálicos de papel toalha e as garrafas do tipo long neck, que ficam um charme em cima de bancadas ou em nichos instalados na parede do quarto.

Anéis e brincos

Para não perder os anéis de vista, você pode usar os rolinhos tradicionais de veludo, os porta-anéis de bichinhos ou organizá-los em objetos que estão meio sem utilidade em casa. Pires e xícaras de antigos jogos de chá ficam charmosos nas gavetas, assim como as bandejinhas de gelo e as forminhas de silicone para cupcake. Use a criatividade!

As mesmas dicas valem para os brincos, afinal, nada mais irritante do que ficar procurando por uma peça perdida no meio de um emaranhado de acessórios. Para evitar esse tipo de estresse, organize os brincos em pares e verifique se as tarraxas estão em ordem. Se preferir, prenda-os em pedacinhos individuais de papelão ou EVA.

Se quiser deixá-los expostos de forma decorativa use porta-retratos ou quadrinhos pequenos, forrandos com feltro para poder “espetar” os brincos. Também pode ser utilizado, no lugar do feltro, o xapadur perfurado, que é uma placa de madeira cheia de furinhos, fácil de encontrar nas lojas de laminados de madeira ou de materiais de construção e acabamento.

Gostou das nossas ideias? Então mãos à obra porque depois de tudo organizado sua vida vai ficar bem mais prática e compor novos lookss vai ser ainda mais divertido!

Carla R. Espino Barros colaborou com a Sorapiss Design.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *